sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Com muita emoção!




Outro dia estava na sala de espera do consultório para ver o médico, e aguardando também estava uma mamãe de primeira viagem, com um baby de 6 dias.

A princípio ela estava com uma aparência super tranquila segurando o baby em seus braços e esperando a sua vez de entrar. Começamos a conversar um pouco e, pela primeira vez, enxerguei essa questão de "tipo de parto" de uma forma um tanto quanto.. diferente.

O baby, um meninão, dormia tranquilamente. Ele havia nascido de parto prematuro, e aos poucos estava ganhando peso. É claro que este tipo de situação é completamente imprevisível e incontrolável, e por mais que se espere que tudo ocorra bem, seria demais querer exigir que um bebe nestas condições nasça de parto normal - o que já não é.

Com 25 semanas, o bebê já é considerado um feto. Isso significaria dizer que, ao nascer com este tempo de vida, seria possível que ele sobrevivesse com a ajuda da tecnologia.
Segundo uma pesquisa:


  • Gravidez pré-termo - gravidez com menos de 37 semanas de idade gestacional (menos de 259 dias). Neste caso o feto é considerado prematuro.
  • Gravidez a termo tem, em média, 40 semanas (280 dias), embora sejam considerados normais a idade gestacional de 37 semanas ou mais até 41 semanas e 6 dias, ou seja, menor de 42 semanas.
  • Gravidez pós-termo - quando o parto ocorre com mais de 42 semanas (294 ou mais dias)

Estou com quase 26 semanas e, sinceramente, tudo isso é muito novo pra mim. Sentir o bebê chutar já está de bom tamanho! Nada de sofrer por antecipação.
Mas é claro que agente pesquisa, por que afinal de contas, o google está ai pra isso, né?

Tenho assistido muitos programinhas da GNT e Discovery Home & Health - É engraçado como o Dani chega em casa e já brinca: O que essa TV está fazendo na GNT hein?
E os meus favoritos são 2:

*Boas Vindas* - Brazil - Rio de Janeiro
*Um bebê por minuto* - London

É muito engraçado. Todos os partos no programa brasileiro são agendados. Como assim? Sim, bem assim. 
As exceções são os partos naturais.

Já no programa Londrino, todos os partos são naturais - Como assim? Sim, naturais. 
As exceções são os partos cesária (e como elas sofrem quando o médico diz que realmente será necessária a intervenção cirúrgica!)


Quer dizer então que as londrinas são diferentes das brasileiras e tem um corpo perfeito e ajustado para o parto normal? Não.
Quer dizer apenas que o parto cesária se tornou tão comum no Brazil, que ninguém tem "paciência" ou "tempo" para "esperar".   As duas perguntas que mais escuto são: 

"Você vai ter normal ou cesária?"
Resposta: Oi? Isso é uma opção? Quer dizer então que se o bebê tiver tudo pra nascer de parto normal (mas eu ainda não souber disso, porque afinal de contas que o o que for mais prático) mas for mais conveniente pra mim uma cesária, eu simplesmente "agendo" uma data (e horário) e saio feliz de uma operação desnecessária? 

 "Já agendou sua cesária?"
Resposta: Oi? (2). 

Dor? Desculpe, você vai sentir. 

Depilar dói.
Pintar o cabelo é super incômodo.
Fazer as unhas de vez em quando cansa.

Tudo inevitável.
Mas...somos mulheres. E Deus jamais nos faria passar por uma experiência tão perfeita se não fossemos capazes de suportar.

E depois de inúmeras pesquisas, conversas e trocas de informações, prometo que este post acaba com apenas mais algumas palavras:

Não espere que seja fácil. Mas também não espere algo impossível. Espere algo que foi feito pra você. Cada um tem sua experiência - individual e incomparável.

Não tenha medo - mesmo que o trabalho de parto dure 24 horas, ou 48, será um tempo consideravelmente menor do que a recuperação de um cirurgia, que leva, no mínimo, 1 semana.

Pense que ao acabar, você terá seu bebê em seus braços, e não sentirá mais nada.

E se por algum motivo você tiver que fazer uma cesária, essas palavras terão exatamente o mesmo valor.


A alegria que virá depois irá apagar qualquer dissabor. (Até rimou!).
Que você tenha uma "boa hora", ao lado de todos os que te querem bem.

Enjoy.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário